define('WP_HOME', 'http://' . $_SERVER['HTTP_HOST']); define('WP_SITEURL', 'http://' . $_SERVER['HTTP_HOST']); Alecrim - Tudo sobre este óleo essencial | Ama Aroma

Alecrim – Tudo sobre este óleo essencial

By abril 12, 2014 Uncategorized No Comments

Alecrim

Reza a lenda que Maria lavou as roupas do menino Jesus e as estendeu em ramos de Alecrim. O Alecrim não tinha beleza e nem flores, porém, por ter sustentado ao sol as roupas de Jesus, foi agraciado por Maria que lhe permitiu dali em diante possuir galhos aromáticos e flores azuis, para recordar da cor de seu manto. “Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria”. Diante de tal lenda e de outros costumes de civilizações antigas, o Alecrim é considerado protetor e símbolo de lealdade.

O óleo essencial de Alecrim é um óleo de aroma canforado e levemente pungente. Estimulante, desperta e melhora a concentração sendo muito utilizado para fortalecer a memória e espantar a preguiça.
Este óleo é um excelente tônico para o coração e indicado para casos de tontura e fraqueza devidos à pressão baixa.

essencia-de-alecrim

A nível muscular, o óleo essencial de alecrim possui efeito analgésico aliviando dores, torções, músculos fadigados por atividades físicas e também é bastante eficaz em casos de reumatismo e artrite.
Na estética, o alecrim é utilizado em misturas (diluídos em óleo vegetal ou creme neutro) na pele para tonificar e auxiliar na queima de gorduras.
Como excelente tônico para os cabelos em geral, principalmente os oleosos, o óleo de alecrim auxilia no combate à seborreia, caspa e queda, fortalecendo o couro cabeludo.
Atenção: O uso do óleo essencial de Alecrim é contraindicado em pessoas com hipertensão, gravidez, epilepsia ou que esteja fazendo uso de remédios homeopáticos.

Receitas:
Para pernas cansadas após um exaustivo dia de trabalho ou de treino
1 colher (sopa) de Óleo vegetal de Arnica ou Copaíba
4 gotas de Óleo essencial de Alecrim
6 gotas de Óleo essencial de Lavanda
Use a mistura para massagear as pernas ou algum músculo dolorido.
(na ausência dos óleos de Arnica ou Copaíba, pode-se utilizar óleo vegetal de Semente de uva)

Para melhorar a concentração no trabalho ou em tarefas que exijam atenção
Coloque uma bolinha de algodão dentro do colar aromático (difusor pessoal) e pingue 3 gotas do óleo essencial de Alecrim no momento em que precisar se concentrar.

Para brilho e hidratação aos cabelos
Pingar 20 gotas em 30 ml de óleo vegetal de abacate, jojoba ou pracaxi.
Espalhar gotinhas dessa mistura nas mãos e passar no comprimento dos fios ou apenas nas pontas.

Leave a Reply